Criptorquidia (Testículo fora da bolsa)

Criptorquidia (“Criptos”=escondido e “orquido”=testículo) significa testículo que não desceu para a bolsa escrotal (o “saquinho” do menino), permanecendo em algum lugar do trajeto normal de descida ou, em alguns casos, tendo desaparecido durante a sua formação.

Durante o seu deselvolvimento, o testículo se forma dentro do abdome do bebê e, em torno do 7º mês da gravidez, a maior parte já se encontra na bolsa. Por causas ainda não totalmente esclarecidas, em algumas crianças o testículo não atinge bolsa e permanece, na maior parte das vezes, palpável no canal inguinal (região da virilha).

Trata-se de uma condição frequente, com estimativas entre 2 a 4% dos meninos nascidos, sendo maior entre prematuros. Até o 6º mês de vida, ainda pode ocorrer a descida espontânea do testículo. Quando isso não ocorre, está indicada a cirurgia, que deve ser realizada preferencialmente até o primeiro ano de vida.

A cirurgia para os testículos palpáveis no canal inguinal chama-se Orquidopexia (significa fixação dos testículos). Quando o testículo não pode ser palpado, é necessário realizar uma Laparoscopia, uma exploração do abdome (por meio de uma câmera de vídeo na região do umbigo) para tentar localizar e descer o testículo.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download redmi firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

A Cirurgia Pediátrica é a área da cirurgia que trabalha com crianças. Este setor existe por que as operações em crianças são bastante diferentes das que os cirurgiões de adultos estão acostumados a praticar diariamente. Ao contrário do que se poderia pensar, as cirurgias em pacientes infantis ou adolescentes têm características próprias e não são simples intervenções.

Casos cirúrgicos muito comuns em crianças são as hérnias inguinais, hérnia umbilical, testículos que não estão situados na bolsa escrotal, hipospadia e fimose, entre outros.

Quer saber mais? Siga em frente

Dra. Anne Camelo

Médica - Cirurgiã Pediátrica e Urológica

CRM/AM: 6180 e RQE 3332

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas. Especializada em CIRURGIA GERAL pela Fundação Hospital Estadual do Acre e em CIRURGIA PEDIÁTRICA pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pré-Agendamento

Entraremos em contato com você!